terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Pré-candidato republicano fala para LGBTs votarem em Obama




Gingrich já havia dito que casamento entre pessoas do mesmo sexo era uma aberração
Huffington Post
O pré-candidato pelo Partido Republicano Newt Gingrich (Foto: EFE)O pré-candidato pelo Partido Republicano Newt Gingrich (Foto: EFE)
O candidato ultraconservador republicano Newt Gingrich descartou o apoio da comunidade lésbica, gay, bissexual, travesti e transexual do estado de Iowa, local onde será realizada a primeira etapa das eleições primárias de seu partido. O ex-presidente da Câmara dos Deputados no fim do governo Bill Clinton (1993-2001) discursava em um café na cidade de Oskaloosa quando foi abordado por um professor universitário sobre suas propostas para LGBTs.

“Perguntei a ele, caso fosse eleito, como ele pretende agir com os gays americanos. E como poderíamos apóia-lo. Então ele me disse para apoiar Obama”, disse Scott Arnold, professor de letras na Universidade Willian Penn. Eleitor democrata, Arnold disse que foi ao discurso de Gingrich com a mente aberta, e gostaria de saber dele como o republicano iria representá-lo após fazer comentários duros sobre a homossexualidade no passado.

Gingrich, que tem uma meia-irmã lésbica, já havia dito em Iowa que o casamento de pessoas do mesmo sexo é uma “aberração”. “Casamento é entre homem e mulher. Sempre foi assim em nossa história e essa condição atual é uma aberração que será rapidamente dissipada. Vai fundamentalmente contra tudo o que conhecemos”, disse ele no fim de setembro. Ele chegou a se comprometer a apoiar uma emenda constitucional para proibir uniões igualitárias.

Na ocasião, o grupo ativista One Iowa classificou as afirmações do pré-candidato como ofensivas e desrespeitosas. “As declarações de Gingrich estão fora de tom e não acho que ele seja a pessoa certa para dar lições às pessoas de nosso estado nem a ninguém sobre casamentos sólidos e afetivos”, disse Troy Price, um dos líderes do movimento.

O pré-candidato encontra-se atualmente em seu terceiro casamento. Ele admite que suas duas separações anteriores ocorreram após ele ter cometido adultérios.

As primárias republicanas definirão o adversário de Barack Obama na corrida presidencial dos EUA. Após a desistência do empresário Herman Cain no início de dezembro, Gingrich assumiu a preferência nas pesquisas de opinião, mas na última semana perdeu terreno para o médico Ron Paul e o ex-governador de Massachussets Mitt Romney. Iowa será o primeiro estado a realizar a votação, no dia 3 de janeiro, em um domingo. Uma semana depois, será a vez de New Hampshire.


Fonte: Gay 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário